Imagem

O que você precisa saber sobre a ansiedade que ninguém lhe diz

Se você está lendo este artigo, tem ansiedade. Como eu sei disso? É porque você começou a ler este artigo em particular? Na verdade não. É porque estar vivo é estar ansioso. Não há outro caminho.

Todos nós temos ansiedade – e por uma boa razão. De fato, se não estivéssemos ansiosos por natureza, não estaríamos aqui agora. Em todo ser vivo, a ansiedade faz parte do instinto de sobrevivência, a resposta embutida às ameaças percebidas. É isso que nos faz dirigir com cuidado em uma tempestade e evitar andar muito perto da beira de um precipício.

É o nosso sistema de alarme interno. Ajuda a manter-nos vivos. Todos os seres vivos têm isso. Mesmo os animais que estão fugindo de seus predadores, perseguindo-os, mostram ansiedade. É isso que os move. Quando vista dessa maneira, a ansiedade não é patológica ou disfuncional; é uma resposta natural e apropriada a uma ameaça percebida.

Uma crença comum sobre a ansiedade é que é um distúrbio emocional existente dentro de uma pessoa, que consiste em pensar demais, se preocupar excessivamente e ter medo do futuro. A ansiedade é listada como um distúrbio mental, caracterizado por sentimentos significativos de ansiedade e medo . Na maioria das vezes, os profissionais que diagnosticam esse distúrbio e os pacientes que sofrem dele nem sequer pensam ou falam sobre as origens da ansiedade. Eles não se aprofundam no que está acontecendo; seu único foco é se livrar dele.

E pensar na ansiedade como uma preocupação de saúde mental, como algo inerentemente errado com você, não é particularmente útil quando se trata de aprender adequadamente como lidar e viver com ela. Quanto mais nos julgamos ou sentimos mal por nossas experiências, em vez de vê-las em contexto, mais difícil é lidar com os problemas quando eles surgirem.

É fato que a ansiedade tem importantes funções adaptativas para nós. No entanto, como a maioria das coisas na vida, muito ou pouco disso reduz nossa capacidade de funcionar e dificulta a adaptação a novas situações. Embora a ansiedade desempenhe um papel importante em nossa sobrevivência, há mais para aprender e saber sobre ela, especialmente quando começa a criar problemas em nossas vidas e relacionamentos.

Com o único propósito de sobrevivência, ao longo da história, as pessoas lidaram com sua ansiedade se unindo. Na Idade da Pedra, homens das cavernas caçavam em equipe, o que os ajudou a se tornarem caçadores ferozes com ferramentas sofisticadas. Eles viviam em grupos familiares unidos, permitindo que eles evoluíssem.

Eles revezavam-se para garantir que o fogo continuasse queimando e, com o tempo, sua capacidade de matar animais maiores como uma equipe lhes permitia comer a carne rapidamente. Então saia e pegue mais comida antes que ela estrague. A ansiedade de sobrevivência e a vida comunitária unida entraram em jogo ao mesmo tempo em nossa evolução. Como Jeffery Miller explica em seu livro, The Anxious Organization , “A sobrevivência sempre foi um negócio ansioso, e formar organizações é uma coisa que os seres humanos fazem e sempre fizeram”.

Nos tempos modernos, a maioria de nós não está preocupada com a origem da próxima refeição ou se vamos comer – ou seja, a menos que você caminhe com frequência nas áreas rurais ou tenha assistido Hannibal Lector muitas vezes. Atualmente, estamos menos preocupados em apenas sobreviver e mais focados na qualidade e no significado de nossas vidas.

Todos nós fazemos parte de um sistema vivo maior; nossas famílias, locais de trabalho, comunidades e até mesmo nosso sistema solar são sistemas vivos. Buscamos um senso de comunidade, confiamos em nossa família e amigos e gravitamos em direção à intimidade e conexão. Isso gera as seguintes perguntas: Como nosso senso de comunidade e união se tornou um recurso para nos ajudar a gerenciar e aliviar nossa ansiedade ao longo da história? E como isso contribuiu para nos deixar mais ansiosos do que nunca?

Precisamos de uma conexão humana e dos laços de relacionamento; no entanto, também precisamos de nossa individualidade. Muitos de nós gostam de ser afiliados a algum tipo de comunidade, seja nossa religião, país de origem ou grupo étnico. No entanto, pensar em nós mesmos como meramente parte de um grupo também não se sente bem conosco. Queremos fazer parte de algo maior do que nós, deixando também nossa marca única no mundo.

Queremos viver com propósito e significado. Como não precisamos mais nos preocupar constantemente com nossa sobrevivência, podemos estar mais conscientes de nossas necessidades humanas de nível superior. O que isso significa é que, atualmente, uma ameaça ao nosso propósito, valor ou senso de significado pode gerar tanta ansiedade quanto uma ameaça à nossa sobrevivência.

Conhecer esse fato facilita o tratamento da ansiedade? De fato, sim, é verdade. Ter uma compreensão mais clara e lógica, o tempo todo sabendo por que algo está acontecendo em sua vida, fornece um caminho para a liberdade. Quanto mais você entende alguma coisa e a vê pelo que é, menos controle ela terá sobre você e sua vida.

Os membros de nossas famílias e comunidades são todos, no nível inconsciente, afetados pela ansiedade. Portanto, nossos instintos estão em alerta máximo, prontos para responder a uma ameaça a qualquer momento. A ansiedade, especialmente a ansiedade crônica, faz parte de nossa natureza que só a percebemos quando cria problemas reais em nossas vidas.

Quando estamos ansiosos, somos capazes de fazer escolhas muito erráticas e prejudiciais. Nós tendemos a piorar as coisas com nossas reações naturais ansiosamente motivadas. Nossas reações à ansiedade geralmente não resolvem nada. Eles apenas nos fazem deslocar nossa ansiedade, em vez de abordar o problema real que o iniciou em primeiro lugar. Como a ansiedade é desconfortável para nós, nossa reação inicial é livrar-se dela imediatamente. No entanto, as coisas que fazemos em um esforço para nos livrar da ansiedade geralmente apenas nos fazem passar essa ansiedade para outra pessoa, na maioria das vezes, sem perceber.

Por exemplo, digamos que você tenha um dia ruim no trabalho, porque seu chefe grita com você por não ter sido claro em sua apresentação. Você está chateado porque sabe que não se preparou o suficiente para a sua apresentação. Você chega em casa e passa direto pelo seu cônjuge sem qualquer reconhecimento. Ele vê que você está chateado com alguma coisa, mas não conhece os detalhes.

Mais tarde, ele grita com seu filho por não escovar os dentes antes de dormir. Seu filho começa a gritar e chorar incontrolavelmente, o que é normal quando alguém grita com ele. Agora você pode sentir-se mais chateado e ansioso. Sem saber, sua ansiedade se espalhou de você para seu cônjuge, seu filho e de volta para você novamente. Todos na família agora estão se sentindo ansiosos e ninguém sabe exatamente por que.

Quando você olha para a ansiedade dessa maneira, pode entender que ela não desaparece, mesmo que você se sinta aliviado por um momento. Em vez disso, ela circula dentro do sistema de relacionamento, como uma bola de futebol sendo passada de uma pessoa para outra. Todo mundo está tão ocupado jogando o futebol ansioso que a ameaça real permanece ignorada, evitada.

No exemplo que eu lhe dei, se o estresse no trabalho e a incapacidade de se preparar bem para as apresentações não forem abordados, você continuará voltando para casa chateado, espalhando a ansiedade em sua família como uma corrente elétrica. Quando se trata de ansiedade, as causas nunca são tão simples quanto parecem. A experiência de angústia pode ser bastante complicada.

Ao ver a ansiedade através das lentes da Teoria dos Sistemas da Família Bowen, uma maneira sistêmica de encarar um problema complexo, fica claro que a ansiedade não é apenas um defeito ocorrendo dentro de uma pessoa. Nesta perspectiva, é útil não apenas olhar para o indivíduo, mas também para todo o sistema familiar ao tentar entender a ansiedade. Quando você pode ver cada sistema de relacionamento em que opera como um todo e entender o papel que desempenha nele, utiliza um recurso valioso que pode ajudá-lo a gerenciar sua ansiedade ao longo do tempo.

O que posso fazer com relação à ansiedade?

Somos todos pesquisadores por direito próprio, sempre observando nosso ambiente e as pessoas ao nosso redor, fazendo julgamentos e suposições sobre por que as coisas são do jeito que são. Suposições sobre por que Jennifer no escritório disse o que ela disse para você. Por que aquele idiota te interrompeu no trânsito. Por que seu pai tem problemas de raiva e por que sua irmã não pode manter amigos.

Como bons pesquisadores, estamos constantemente criando teorias para explicar por que certas situações ocorreram. No entanto, há uma grande diferença entre fazer observações sobre pessoas e situações e fazer suposições sobre elas. As observações vêm de um lugar mais curioso e objetivo, enquanto julgamentos e suposições vêm de nossas experiências e preconceitos subjetivos.

Pratique ser um observador de sua própria vida, como um pesquisador ou jornalista. Seja em um jantar em família, em uma reunião de trabalho ou prestes a trazer algo importante e instigante ao seu cônjuge, pratique ser um observador sem fazer suposições. Observe como o processo de ansiedade é transferido de uma pessoa para a outra; tome nota de como se espalha.

Preste atenção ao que isso traz para você. Aperto no peito? Dor no ombro? Raiva? Frustração? Um desejo de suavizar as coisas? Seja o que for, apenas observe.

Depois, pergunte-se:

1. O que eu notei quando estava simplesmente observando minha própria vida?

2. Como circulou a ansiedade?

3. Qual é minha reação automática a outras pessoas que estão ansiosas?

Fonte: psychologytoday.com
Autor: Ilene Strauss Cohen

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

One thought on “O que você precisa saber sobre a ansiedade que ninguém lhe diz

  1. Avatar Maria Jose says:

    Eu sou ansiosa demais por isso tive síndrome do Pânico e depressão .Sofro há 10 anos e estou cansada de tomar tantos remédios mas isso se faz necessário pois tenho uma dor psicológica no ânus desde que fiz operação de fissura anal há 10 anos quando fiquei com sindrome do Pânico e depressão.Esse ano resolvi fazer faculdade de pedagogia que adiei por três vezes.Temho 59 anos e muita fé que um dia vou me curar mas até lá vou tomando meus remedinhos.Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *