Imagem

Animais de estimação, pequenos professores de apoio emocional

Segundo vários estudos, morar junto com um animal nos dá não apenas apoio emocional e social, mas também nos permite abordar certos problemas de saúde de uma maneira mais satisfatória.

A terapia do idoso junto com cães é algo comum, estimula sua atenção e o envolve com uma carga afetiva muito positiva, um suporte emocional que se tornou habitual em residências e até em hospitais: até se mostra que os animais podem prevenir crises epilépticas e que são muito qualificados para atender pessoas com crise de ansiedade ou estresse pós-traumático.

Reconhecido também é o trabalho de cães-guia, exclusivamente para cuidar de pessoas com outras deficiências físicas ou mentais.

Os animais de estimação nos ajudam a sentir-nos mais seguros e motivados. A ideia de assumir a responsabilidade por alguém que lhe emprestou esse carinho sincero é, muitas vezes, suficiente para avançar em uma desintoxicação, por exemplo.

Animais em casa: apoio pessoal e educacional

Existem muitos centros onde os animais são usados ​​como recurso de cura: delfinoterapias e clínicas de equoterapia, instalações onde pessoas com problemas podem se beneficiar da interação desses animais para adquirir novos hábitos de comunicação ou expressão, melhorar suas habilidades pessoais …

Mas não é necessário viver com um golfinho para se sentir melhor, a companhia de um cachorro ou gato é suficiente para sentimentos de empatia, socialização, altruísmo, aceitação, autoestima …

Ter um animal de estimação é algo adequado para os mais pequenos, ajuda-os a serem responsáveis ​​e canaliza melhor suas emoções, as crianças, por exemplo, aprendem a ser mais expressivas e a se comunicar melhor, isso lhes dá ternura, companhia, responsabilidade, carinho. Os olhares de nossos animais de estimação sempre demonstram que eles estão prontos para nos ajudar, receber uma carícia e nos encantar à noite ou pela manhã.

Eles também são perfeitos para os idosos: os agregados familiares ficam mais alegres e incentivam sua mobilidade, melhoram sua sensação de bem-estar, os forçam a sair de casa e a socializar.

Sentir a companhia de um animal também é um excelente recurso para aliviar os sintomas da depressão, entretê-los, relaxá-los e proporcionar-lhes um maravilhoso equilíbrio emocional. Os animais de estimação são aqueles amiguinhos que não têm ressentimentos e que sempre ficam felizes em nos ter como parceiros, eles nos fornecem apoio emocional altruísta, independentemente da idade ou posição social.

Fonte: lamenteesmaravillosa.com

Imagem: Buenosia Carol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *