Imagem

5 situações que permitem realmente conhecer uma pessoa

Os relacionamentos interpessoais são uma fonte de grandes alegrias, mas também de profundas decepções, que geralmente ocorrem quando os outros não conseguem satisfazer nossas expectativas.

No entanto, conhecer alguém significa passar muito tempo com essa pessoa e compartilhar momentos de intimidade em diferentes contextos. Somente assim podemos descobrir seus lados positivo e negativo.

Em geral, todo relacionamento é valioso e pode nos dar alguma coisa, mas conhecer as pessoas mais próximas nos ajudará a ajustar nossas expectativas e manter um relacionamento mais fluido. Se sabemos o que cada pessoa pode dar e até onde pode ir, não corremos o risco de pressioná-la demais, a ponto de forçar desnecessariamente o relacionamento.

Situações difíceis, aqueles testes que trazem à tona o melhor ou o pior da pessoa

1. Situações de estresse
“Eu aprendi que você pode saber muito sobre uma pessoa devido ao modo como ela se comporta nessas três situações: um dia chuvoso, bagagem perdida e luzes de Natal emaranhadas” Maya Angelou.

Sem dúvida, como lidar com o estresse, mesmo que não seja uma situação particularmente grave, pode dizer muito sobre alguém. Quando estamos sob grande tensão, o melhor de nós pode sair ou, pelo contrário, o nosso pior lado. Há pessoas que ficam irritadas a ponto de responderem agressivamente e são incapazes de pensar com clareza. Outros tentam culpar os outros e evitar assumir qualquer responsabilidade. Outros ficam tão ofuscados que acabam bloqueando, de modo que não conseguem pensar com clareza e encontrar soluções viáveis. Há também aqueles que crescem e, apesar do nervosismo ou da tensão, tentam encontrar uma solução e se manter calmo no meio da tempestade.

2. Situações em que eles precisam de você
Você pode descobrir muito sobre uma pessoa pela maneira como ela pede ajuda. Haverá pessoas que não desejarão sobrecarregar seus ombros e pedirão ajuda apenas quando for realmente essencial, mas haverá outras que esperam que você esteja sempre disponível para ajudá-lo e priorizar os problemas deles sobre os seus, mesmo que sejam praticamente inconsequentes. Você deve saber que esses tipos de pessoas geralmente se comportam de maneira egoísta e nunca acabam exigindo favores; portanto, é importante que você aprenda a detê-los o mais rápido possível. Há também aqueles que pedem ajuda para lembrar um favor anterior, porque acham que amizade significa ajustar contas continuamente. Essas pessoas farão um cálculo mental dos tempos em que o ajudaram e depois acreditarão que têm certos direitos sobre você.

3. Situações complicadas em que você precisa de ajuda “ Somente sentimentos podem nos unir, o interesse nunca formou amizades estáveis
Disse Cícero. Portanto, não há melhor maneira de conhecer uma pessoa do que através da ajuda que ela lhe dá quando você precisar. Existem pessoas que só ficam ao nosso lado enquanto precisam de nossa ajuda, conselhos e apoio, mas mal conseguem superar esse buraco, perdem contato ou dão desculpas por não nos dar a ajuda de que precisamos. Outros são indiferentes, agem como se nada acontecesse ou subestimassem nossos problemas e emoções. Certamente, haverá situações em que os outros não poderão fazer muito, mas o simples fato de estar ao nosso lado e nos dar o ombro é mais que suficiente. Não é que os outros resolvam problemas em nosso lugar, mas demonstrem empatia e compreensão, ajudando-nos a passar por esse momento difícil.

4. Situações da vida cotidiana
Não há nada como a vida cotidiana e a convivência para realmente conhecer alguém. É uma pessoa que respeita suas coisas e seu espaço ou, pelo contrário, é tão egocêntrica que quer que sua vida gire em torno dela? Você compartilha suas experiências e emoções ou se encerra e se separa de sua vida, como se não tivesse outro lugar a não ser compartilhar coisas irrelevantes? Ele é capaz de argumentar sem agredir você? Você se compromete com os assuntos cotidianos ou os desconsidera e espera que você sempre cuide de tudo? Você se preocupa em encontrar tempo para compartilhar experiências ou está sempre ocupado demais para passar o tempo consigo mesmo? A coexistência lhe dirá se alguém é realmente independente e realmente se importa em nutrir o relacionamento, seja qual for o tipo,

5. Situações de alegria e sucesso
Quando uma pessoa realmente ama você, ela ficará feliz pelo seu sucesso e felicidade, mesmo que esteja passando por um momento ruim. No entanto, há pessoas que mostram sua pior face precisamente nesses momentos, porque se esforçam para desvalorizar seu esforço ou minimizar sua alegria. Essas pessoas podem estar ao seu lado quando você está passando por um momento ruim, pois elas sentem que, de certa maneira, você depende delas e esse sentimento as capacita, mas quando você sobe e voa com suas próprias asas, elas têm medo de que você corte esse vínculo que você se unam, para que apliquem chantagem emocional quando as coisas começam a correr bem para você. Basicamente, é provável que eles sintam inveja ou desejem mantê-lo amarrado pela corda do sofrimento e da dependência emocional.

Fonte: rinconpsicologia.com

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Imagem: Tim Savage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *