Imagem

Pare de machucar os outros com suas palavras

As palavras têm um poder tão forte que não apenas machucam as pessoa quando são ouvidas, mas podem permanecer gravadas para sempre no coração e na alma, criando inseguranças e rompendo relacionamentos. Você é uma pessoa que se comunica negativamente? Pare com isso e salve seus relacionamentos.

Os seres humanos são seres sociais, o que implica que mantemos comunicação com diferentes pessoas ao longo do dia. Essa comunicação pode ocorrer em diferentes situações, perspectivas ou humor e nem sempre é fácil manter uma comunicação saudável com os que estão ao nosso redor.

Pode acontecer de não sermos bons em expressar nossas idéias e sentimentos. Tudo isso pode fazer com que nos tornemos pessoas indesejáveis ​​para os que estão ao nosso redor. Existem quatro tipos muito claros de má comunicação:

1. Críticas aos outros
Não há problema em levantar sua voz quando algo está acontecendo que não gosta ou que o afeta de alguma forma. O problema aparece quando parece que passamos nosso tempo recriminando e acusando os que estão à nossa volta. Essas críticas sempre tentam demonstrar a inferioridade do outro e podem começar com:

– “É você …”
– “Você é …”
– “Você deveria …”
– “Seria melhor que você …”
– “Sua família, seus amigos …”

2. Declarações universais
Qualquer tipo de frase que generalize ou gere estereótipos sobre pessoas ou comportamentos , por exemplo:

– “Você sempre …”
– “Você nunca …”
– “Você é tão …”
– “Todo o tempo que você é …”
– “Novamente …”

3. Atenção negativa na pessoa, independentemente do problema
Em todas as situações que surgem, há dois aspectos a serem levados em consideração: as pessoas intrometidas e o problema levantado. Quando atenção negativa é dada à pessoa e não há interesse no problema real, uma comunicação ruim está ocorrendo.

Exemplo de má comunicação: você nunca faz nada! Você é preguiçoso!
Exemplo de boa comunicação: Eu sei que você está muito ocupado, mas pelo menos você poderia me ajudar limpando e arrumando seu quarto.

4. Desmerece sentimentos
As pessoas são sensíveis por natureza, mesmo aquelas que geralmente não mostram seus sentimentos. Portanto, desmerecer ou invalidar sentimentos pode ser a arma que encerra totalmente um relacionamento. Deduzimos sentimentos quando não reconhecemos emoções, as minimizamos, ignoramos ou julgamos negativamente. Por exemplo:

– “Não estou interessado no que você pensa.”
– “Eu não ligo para o que você sente.”
– “Não seja tão dramático.”
– “Não seja tão feliz, você realmente não fez nada de surpreendente.”

A inteligência aplicada à comunicação
Embora sejamos todos seres auto-suficientes com grandes habilidades e qualidades, sempre precisamos ouvir e sermos ouvidos pelos outros. Devemos sempre pensar que a maneira como agimos hoje definirá o nosso futuro e, se ferirmos as pessoas que nos acompanham hoje, no final elas ficarão cansadas, evitarão a gente e finalmente se afastarão completamente. Não se trata de mentir ou se conformar, mas de ser inteligente em nossa comunicação.

Fonte: lamenteesmaravillosa.com

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *