Imagem

O que é ansiedade social?

Como a maioria das pessoas, você provavelmente já experimentou um certo nível de ansiedade social. Você nem sempre se sente à vontade para socializar em grandes grupos. Você pode preferir passar um tempo sozinho ou sozinho com um amigo de longa data. Você pode sentir as palmas das mãos suando antes de falar diante da multidão ou do coração acelerado, caso seja chamado para responder a uma pergunta na aula ou no local de trabalho.

Mas se a ansiedade que você sente em situações sociais é tão intensa que fica sobrecarregada ao ponto de evitar completamente a interação social, você pode estar passando por um distúrbio de ansiedade social.

O que é um transtorno de ansiedade social?

Os transtornos de ansiedade social são o terceiro problema de saúde mental mais comum, atrás da depressão e do alcoolismo. As pessoas que sofrem com o que costumava ser chamado de “fobia social” costumam sentir como se estivessem sendo avaliadas e julgadas de forma negativa por todos os que as rodeiam. Isso pode dar origem a sentimentos de: inferioridade, humilhação, embaraço, inadequação, depressão.

As situações sociais podem se tornar tão estressantes que os pacientes tomam grandes medidas para evitar o contato de pessoa para pessoa. Eles costumam ter problemas para fazer e manter amigos, se comunicar com colegas e manter relacionamentos românticos.

Timidez x Ansiedade

A ansiedade social não é timidez. A timidez pode ser uma questão de temperamento, e geralmente pode ser superada. A ansiedade social, por outro lado, é debilitante e requer a ajuda de profissionais de saúde mental para diagnosticar e tratar.

Os que sofrem, sofrem tanto de se colocarem em destaque que experimentam sintomas físicos de estresse extremo, como: náusea, tremendeira, rubor, coração acelerado, sudorese, esquecimentos.

Eles também tendem a evitar o contato visual e a falar baixinho, como se pudessem se desejar menores e imperceptíveis.

Tratamentos para ansiedade social

Os tratamentos para ansiedade social tendem a se dividir em três categorias.

A psicoterapia , em particular a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ajudar os pacientes a aprender técnicas para modificar seu pensamento e comportamento para lidar melhor.

Grupos de apoio , onde sofrem, podem ouvir outras pessoas com problemas semelhantes de ansiedade e discutir métodos de tratamento da doença.

Medicamentos anti-ansiedade , como uma maneira de dar alívio imediato até que a modificação do comportamento e outros métodos possam ser aprendidos e implementados.

É preciso um trabalho consistente e persistência para superar a ansiedade social, mas com a ajuda de profissionais experientes em saúde mental, você estará no caminho de uma vida menos estressante.

Fonte: comprehendthemind.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *