Imagem

O que acontece quando você vai ao psicólogo pela primeira vez?

Se você está passando por um mau momento, certamente já pensou na possibilidade de procurar um psicólogo. Pode ser que você tenha perguntado a alguém que você conhece ou pesquisou na internet, mas qual deles eu escolho? Que orientação? Ele abordará o problema que tenho?

O objetivo deste post é esclarecer esse tipo de dúvida. Os psicólogos estão muito conscientes da dificuldade de aceitar que podemos precisar de ajuda e uma vez que esse passo tenha sido dado para contar essas dificuldades a um estranho.

Portanto, tentarei resolver algumas das perguntas mais frequentes.

O que é um psicólogo?

Um psicólogo é um especialista em comportamento humano. Entendemos que os problemas emocionais que as pessoas têm são aprendidos. Ao longo de nossas vidas, aprendemos (a pensar, sentir ou agir) através de nossos pais, amigos, experiências etc. Alguns desses aprendizados nos ajudam a alcançar objetivos e ser felizes, mas da mesma maneira podemos fazer lições que nos causam desconforto.

Portanto, o que faremos na terapia será “desaprender” para tentar impedir que nosso problema nos prejudique. No decorrer das sessões, o terapeuta ensina habilidades para que a pessoa possa lidar com os problemas com sucesso, a fim de superá-los.

Como um psicólogo comportamental cognitivo funciona?

Mas a que tipo de habilidades estamos nos referindo? As técnicas que usamos são cognitivas e comportamentais. Ou seja, eles agem sobre pensamentos e comportamentos inadequados que estão causando o desconforto.

A terapia cognitivo-comportamental provou ser eficaz em vários artigos científicos.

Qual é a terapia?

Uma terapia psicológica consiste em quatro fases:

1. Fase de avaliação.

Consiste em várias sessões nas quais o psicólogo faz perguntas para obter informações que o façam entender o problema, como ele se originou e por que é mantido.

2. Fase de explicação da hipótese

Graças às informações da fase anterior, o terapeuta utilizará uma sessão para explicar como o problema se originou e por que é mantido de maneira clara e direta. Nesta sessão, é importante que você faça todas as perguntas que tiver. A partir dessa hipótese, você saberá em que consistirá a terapia e quais técnicas serão usadas.

3. Fase de tratamento

Nesta fase, o psicólogo ensinará ferramentas concretas para superar o problema. Você aprenderá essas ferramentas nas sessões e as praticará entre as sessões. Quando o psicólogo perceber que você está dominando essas estratégias e sempre de maneira progressiva, você as aplicará em sua vida diária.

4. Fase de acompanhamento

Quando o terapeuta garantir que você aplique bem as ferramentas em sua vida diária e que o problema esteja desaparecendo gradualmente, será hora de distanciar as sessões. Desse modo, obteremos o objetivo da terapia, que é você mesmo controlar o problema sem a necessidade de procurar o psicólogo.

Quanto tempo durará a terapia?

É muito difícil determinar a duração de uma terapia. Em geral, podemos dizer que uma terapia psicológica pode durar entre 4 e 6 meses, embora seja o terapeuta quem lhe dirá o número de sessões aproximadas necessárias após avaliar seu problema.

Esse tempo depende muito da motivação do cliente para superar as dificuldades e seguir as orientações que o psicólogo ensina.

Que tipo de problemas um psicólogo trata?

Provavelmente, se você pensou em procurar ajuda psicológica, é porque existe algo que causa desconforto. Isso é motivo suficiente para pedir ajuda e, como dissemos, é o psicólogo quem ficará encarregado de avaliar por que esse desconforto é devido.

Um psicólogo trabalha com problemas de ansiedade (por exemplo, fobia, estresse, obsessões, hipocondria, pânico …), depressão, problemas de relacionamento com outras pessoas (expressar sentimentos, dar opiniões, dizer “não” ..), problemas com parceiros e de família, etc.

Fonte: mundopsicologos.com

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *