Imagem

Este texto é para você que sente que a vida não tem sentido

Se você mudar a maneira como olha para as coisas, as coisas que você vê mudam.

Quantos dias você acorda sentindo que você é um hamster em uma gaiola com uma roda? Você escova os dentes, toma um banho, toma seu café, vai para o trabalho, vem para casa, janta, assiste televisão, vai para a cama, dorme e começa tudo de novo no dia seguinte.

Você quer saber como você pode continuar e manter tudo junto quando parece que você não está fazendo nada, indo a lugar nenhum, e vivendo uma vida que não foi feita pra você?

Você já se perguntou o que fazer naqueles dias em que sente que não pode continuar? Nos dias em que a vida parece não ter sentido? Você está passando pela vida, mas há sempre um buraco vazio em algum lugar dentro da sua alma que nunca parece preencher.

Parece que, não importa o quanto você tente, você acaba no mesmo lugar, na mesma posição, tendo que começar tudo de novo, e sua incapacidade de mudar seus padrões emocionais confusos começa a ter um efeito excruciante.

Você se pergunta, pensa, lê e tenta libertar-se das batalhas inconscientes dentro de sua mente, mas o pensamento negativo tem uma pegada forte e não quer libertá-la tão facilmente.

Talvez a dor tenha se tornado intolerável e, em vez de ir embora, continue a consumir sua paz de espírito, pouco a pouco. Mas, então outro dia amanhece e você ainda está aqui e você começa tudo de novo.

Eu tenho estado neste ciclo por mais anos do que me lembro. Mudei de emprego pelo menos dez vezes, apartamentos e casas vinte e três vezes, e namorados seis vezes. Eu tive o mesmo happy hour e os mesmos fins de semana e os mesmos períodos de busca de consciência repetidas vezes.

Eu tentei mudar todas essas coisas externas porque achei que mudar o lado de fora mudaria o interior. Mas como sempre dizem: “Onde quer que você vá, aí está você”.

Apesar de viajar pelo mundo, mudar de emprego, me mudar e ter relacionamentos, eu vivo minha vida em uma pequena bolha porque me sinto segura lá, e ficar segura significa ser resistente a qualquer transformação real. Não importa que eu tenha mudado minhas circunstâncias; o resultado final é sempre o mesmo: sinto-me entediada, vazia, perdida e sozinha.

Você se sente entediado e vazio e perdido e sozinho porque você nunca faz nada diferente. Se você fica preso porque é introvertido ou tem ansiedade social ou está deprimido ou é preguiçoso, não importa. O fato é que nada muda e nada vai mudar.

Olha, eu entendi. Eu sou introvertida, então relacionamentos são exaustivos. As pessoas acham que eu sou extrovertida porque eu sei me comunicar, mas se me colocam em um grupo, me calo. Tornei-me super ansiosa em festas ou em grandes grupos de pessoas, preferindo interações aprofundadas individuais. Ser introvertido torna a vida um pouco mais desafiadora em um mundo que abraça e recompensa a extroversão.

Então, talvez haja dias em que você sente que está indo a lugar nenhum, que não se encaixa e que  a vida não tem sentido. Mas você pode mudar, mesmo que só um pouco. Há algumas pequenas coisas que você pode fazer para mudar seus padrões e sua vida.

Como você continua tentando?
Primeiro, você se levanta todos os dias e diz: “Hoje é um dia para a mudança” e você faz o seu melhor e enfrenta o mundo, quer você queira ou não. Todos os dias você luta por si mesmo porque, se não o fizer, ninguém mais o fará. Eu sei que é difícil e eu sei que alguns dias você quer ficar na cama com as cobertas sobre sua cabeça. Mas não faça isso. Levante-se. Vá caminhar. Faça alguma coisa. Qualquer coisa.

Alguns dias eu me forço a entrar no carro e dirigir até a praia (são apenas quatro quilômetros) porque estou muito confortável no meu apartamento. Toda vez que eu chego lá, fico feliz. Eu desenrolo minhas toalhas e leio um livro enquanto ouço as ondas quebrarem, ou eu ando ao longo da beira da água observando a areia entre meus dedos.

Em segundo lugar, você começa a se tornar consciente dos padrões de pensamentos negativos em sua mente e de como eles o afetam quando você é pego por eles. A verdade é que você está reagindo a eventos em sua vida de uma maneira que é prejudicial e não útil. Negatividade gera mais negatividade e mantém você preso nessa roda de hamster.

Eu não estou dizendo que é fácil. Entenda. Alguns dias quando eu estou tentando muito pensar positivamente, minha mente diz: “Sim, eu não me importo. Eu vou sentir ou pensar dessa maneira, então lide com isso”. Alguns dias eu simplesmente preciso abraçar como me sinto ao invés de me forçar a ser positiva . Mas eu sei que preciso mudar minha mentalidade ou sempre vou ficar preso. Então, continuo tentando. Se você não pode mudar a maneira como vê o mundo, então o mundo que você vê nunca mudará.

Recentemente, eu me vi à beira de um rompimento, um movimento, um namorado e nenhum emprego. Minha cabeça entrou em parafuso, preocupada com o que eu faria ou aonde iria e por que isso estava acontecendo. Mas, com todo o trabalho que tenho feito em mim, decidi ver tudo sob uma nova luz.

Talvez essa tenha sido uma oportunidade para uma mudança positiva em vez de uma perda devastadora. Parei de me preocupar e comecei a acreditar que ficaria bem. Eu só fui capaz de fazer isso porque tenho praticado mudar minha perspectiva. Pense na sua mente como um músculo. Se você fortalece e trabalha, fica mais forte. Se você deixá-lo sentar e chafurdar em auto piedade, isso nunca cresce.

Eu parei de me concentrar no pior cenário possível, e você sabe o que aconteceu? Nós não terminamos. Ele comprou um apartamento e eu consegui um emprego em uma semana. Eu sei que as coisas nem sempre funcionam como eu as quero apenas porque penso positivamente, mas agora acredito que ficarei bem, não importa o que aconteça, e isso está fazendo uma enorme diferença.

O mesmo pode ser verdade para você.

Você pode enfrentar desafios inesperados. Todos nós passamos por desafios. Mudar sua mentalidade não garante que tudo ficará bem. Mas lhe dará a percepção e a força para acreditar que você ficará bem e que poderá lidar com o que a vida oferece. E também ajudará você a criar uma vida com mais sentido e menos vazia.

O primeiro passo em qualquer mudança é o reconhecimento. Você não pode mudar o que não reconhece. Comece a perceber que você tem um padrão negativo de pensamento que o mantém preso. Eu estou supondo que você provavelmente ficará surpreso com o quanto e com que frequência sua mente vagueia em direção ao negativo.

A partir daí, comece a praticar a atenção plena , o que basicamente significa que você está consciente do que está pensando, mas não se envolve em seus pensamentos. Veja se você pode separar os pensamentos negativos do seu ser. Qualquer pessoa que tenha estudado meditação lhe dirá que você pode usar uma técnica para se distanciar de seus pensamentos. Tente colocá-los em um balão e vê-los voar para longe.

Você não é seus pensamentos e sentimentos. Você experimenta pensamentos e sentimentos, mas eles não precisam possuir você. Eu sei que isso não é fácil, mas é factível.

Pessoalmente, minha mente sempre vê déficit em vez de abundância. Se isso veio de anos de abuso sexual ou criação familiar ou codificação genética, eu não tenho certeza, e neste momento eu realmente não ligo para o porquê. O que importa é que eu quero mudá-lo porque se tornou exaustivo estar sempre tão insatisfeita.

Como você afeta toda essa mudança?
A mudança pode acontecer em um instante, mas acho que essa afirmação precisa de alguns ajustes. Eu acho que a capacidade de mudar pode acontecer em um instante. Quando você decide que quer mais ou você merece algo melhor ou fica doente e cansado de estar doente e cansado, então agora você abriu a porta para mudar.

Uma maneira de começar a criar mudanças é mudar as palavras que você usa para descrever como está se sentindo. Nossa linguagem afeta nossas emoções e nossas emoções influenciam nossas escolhas.

Comece a meditar.
Todos devem estar falando sobre os benefícios da meditação por uma razão, certo? Bem, estudos mostraram que a meditação pode melhorar nossa saúde mental e fisica, reduzindo o estresse.

Você não precisa se transformar em Buda e sentar-se debaixo de uma árvore por horas, mas mesmo cinco a dez minutos por dia lhe dará alguns momentos de profunda reflexão e paz. Se você é como eu e tem uma mente errante, comece com a meditação guiada porque eles vão mantê-lo mais focado.

Comece um diário de gratidão.
Estudos mostraram que escrever três coisas específicas pelas quais você é grato todos os dias por apenas vinte e um dias aumentará sua felicidade.

Trabalho voluntário ou encontre uma maneira de ajudar alguém.
O voluntariado nos conecta com outras pessoas e pode nos dar um senso de propósito. Também pode ser divertido e agradável, se você escolher algo baseado em seus interesses, como trabalhar com crianças nas artes ou fazer bolos de aniversário para jovens carentes. Talvez você ame animais, mas não possa pagar por um ou não tenha uma casa grande o suficiente para cuidar de um deles, mas você pode ter algum tempo para ser voluntário em um abrigo de animais e ajudá-los a encontrar um lar para os filhotes!

Saia e faça exercícios.
Eu amo endorfinas! Se você é assim e tem muita energia, então quanto mais energia você gastar durante o exercício, mais feliz você será. Se você odeia a academia (como eu), encontre algo que goste de fazer, seja caminhar, fazer yoga na privacidade de sua própria casa ou se juntar a uma equipe de caiaque. As opções são infinitas.

Descubra o que você é bom e comece a fazer isso.
Todos nós temos pontos fortes e nos sentimos muito mais satisfeitos quando os usamos, em vez de concentrando-nos em nossas fraquezas.

Crie uma rede de suporte social.
Há quem diga que as pessoas que têm pelo menos cinco fortes conexões sociais são as mais felizes. Muitos de nós nos sentimos tão perdidos e sozinhos porque temos conexões com o Facebook, mas não há interações face a face reais ou genuínas com amigos regularmente. Se você é um introvertido, será difícil e você terá que trabalhar nisso, mas a recompensa valerá a pena.

Escrever recados ou criar algo.
Ser criativo abre sua mente para novas experiências e novas possibilidades. Pinte um livro de colorir para adultos, inicie um blog, tricote, faça crochê, esculpe ou pinte, escreva um livro infantil ou revista todas as noites. Envolva sua mente em outra coisa que não seja pensar!

Não tente fazer tudo de uma vez ou você provavelmente ficará sobrecarregado e sentirá que está falhando. Escolha uma coisa e faça isso por uma semana ou dez dias, então talvez adicione outra e assim por diante. Cada pequena coisa que você adiciona se acumula como seixos de areia na praia, e com o tempo você terá criado algo bonito.

Vivemos em uma sociedade que deseja gratificação imediata e, quando não a entendemos, tendemos a desistir e a nos mover para outra coisa e a culpar a atividade por não nos fazer felizes. Dê um tempo, seja gentil consigo mesmo, dê um passo de cada vez e, lentamente, você verá progresso.

Se você luta com algo que decidiu começar, mude seu foco para uma das outras ideias, em vez de ser duro consigo mesmo.

Exemplo: inscrevi-me para uma aula de autodefesa para ver se queria participar. Claro, eu cancelei antes de ir. Eu disse a mim mesma que não tinha certeza se poderia pagar e deveria esperar. Em parte isso é verdade, mas em parte eu temia ir à aula. No entanto, eu não vou me questionar sobre isso. Vou tentar algumas outras coisas agora e depois vou  tentar de novo.

Por agora, eu recomeço a meditação, o que me permite alguns momentos para refletir e estabelecer novas intenções. Eu também comecei a escrever mais, o que fornece uma saída criativa e me dá uma sensação de realização.

Além disso, estou mantendo um diário de gratidão e iniciei um novo programa de exercícios. O diário de gratidão é ótimo para ajudá-lo a se concentrar no positivo e não no negativo, e o exercício é um alívio geral para o estresse. Estou dando pequenos passos e, quando estiver pronto, tentarei algo mais social. Não há problema em ir no seu próprio ritmo.

Independentemente do que você escolher, o objetivo é viver mais no mundo e menos na sua cabeça. Apenas tente.

Eu prometo que não haverá um dia em que você dirá: “Eita, eu gostaria de não ter me exercitado” ou “Eu gostaria de não ter caminhado” ou “Ajudar alguém é realmente um saco” Mas eu garanto que se você não fizer nada, você vai se arrepender, você vai acordar um dia perguntando onde sua vida foi e como você chegou ao lugar que você esta. E isso, meu amigo, não é o que você quer.

Neste dia você pode escolher a vida. Você pode escolher um novo caminho e as coisas podem mudar.

Autor: Carrie L. Burns

Fonte Original: tinybuddha.com

Texto traduzido e adaptado por Carolina Marucci * da equipe Fãs da Psicanálise.

Imagem: Rafael Barros

One thought on “Este texto é para você que sente que a vida não tem sentido

  1. Avatar Bianca Monteiro Torres Goltara says:

    Belíssimo texto !! Nattalhia, seus textos, alem de muito bem escritos, sempre caem como uma luva nos meus sentimentos … A coisa mais difícil da vida é encontrar um sentido diário, entender o que de fato estamos fazendo aqui é a pergunta do milhão … Tem aqueles que se vêem por satisfeitos com as respostas religiosas, mas para os mais racionais é um grande fardo diário entender e achar o sentido da vida. Desde pequena tenho esse vazio enorme no peito, como você também já fiz várias e várias mudanças materiais mas a solução do problema está no oculto e isso gera uma ansiedade e uma sensação de impotência diante da vida que acho muito difícil que um dia passe .. mas sigamos tentando ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *