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Como pedir apoio emocional às pessoas

Pedir ajuda pode parecer assustador e ser vulnerável pode parecer desafiador, mas no final, seus amigos e familiares são o seu sistema de apoio: diga a eles o que você precisa. Não sabe como pedir ajuda? Aqui estão algumas maneiras de começar.

1. Pergunte a si mesmo primeiro

Pergunte a si mesmo: “O que me faria sentir melhor?” Poderia ser para qualquer situação, como tentar terminar um mestrado, planejar um casamento, lidar com uma doença familiar ou terminar o tratamento de fertilização in vitro. Se a sua resposta automática é: “Eu não sei,” pensar sobre isso até que você saiba. Depois disso, ligue para o seu sistema de suporte e peça. Pode ser tão simples quanto ter alguém para conversar com quem está disposto a ouvir ou fazer uma aula de ginástica para liberar algumas endorfinas. É importante refletir primeiro e entender o que você precisa para depois avançar.

2. Use scripts e dê exemplos

Os scripts podem ajudá-lo a iniciar a conversa com seus entes queridos. Às vezes, a parte mais difícil de perguntar é saber por onde começar.

Aqui estão algumas abordagens que você pode tentar:

“Eu adoraria se você_____”
“Por favor me ajude a _____”
“Eu realmente apreciei sua ajuda com _______”
“Quando você ___, me sinto muito melhor”
Todo mundo tem necessidades diferentes: um amigo pode gostar de falar sobre o seu problema e outro pode gostar de distrações. Deixe seu sistema de suporte saber o que você precisa. Eles querem acertar, então ajude-os. Dê sugestões concretas como: “Eu apreciaria se você pudesse me ver uma vez por semana” ou “Adorei quando você me tirou do quarto e planejou a noite de cinema.” Coisas simples como essas podem ajudar.

3. Conte-lhes a história

Às vezes, quando estamos perto de um problema, esquecemos que outros podem não estar tão sintonizados em termos situacionais e emocionais. Pode ser difícil reviver algo ou colocar-se em uma posição vulnerável, mas fazer com que eles entendam a história completa pode ajudar com o tipo de apoio emocional que eles fornecem a você.

É importante que você compartilhe apenas o que deseja compartilhar. Encontre o equilíbrio certo para você.

4. Oferecer suporte

Como você sabe que pode ser assustador se tornar vulnerável, pedindo apoio emocional, ofereça-se para retribuir o favor. Informar seus amigos e familiares de que você estará lá para eles no futuro é uma maneira poderosa de agradecer, garante que você não está apenas focado em si mesmo e que tem muita força para compartilhar. Se você se lembrar de que gostaria de ajudá-los, pode ser mais fácil deixá-los ajudar você.

5. Rir e Brincar

O apoio emocional não precisa imitar a psicoterapia. Você pode pedir a seus entes queridos e-mails bem-humorados, horário de jogo, sair à noite, compras, caminhadas, ciclismo ou uma noite de pizza. O riso e o jogo são ambos remédios naturais anti estresse e apaziguadores. Você não estará zombando dos resultados da sua promoção, do tratamento do seu pai ou da sua jornada de fertilização in vitro, se você se divertir ou se der permissão para pensar em algo diferente do seu problema. Recolocar deliberadamente algum prazer em sua vida – especialmente com os entes queridos – pode ajudá-lo a chegar à última volta de qualquer longa jornada emocional.

6. Seja paciente

Se você não obtiver o apoio emocional que deseja, lembre-se de que, por mais que um amigo queira apoiá-lo, ele ou ela pode estar lidando com seus próprios problemas. Seja paciente e entenda se eles não podem ajudar ou se há um dia em que parecem distantes. Da mesma maneira que você prioriza seu autocuidado, eles precisam priorizar o deles. Se você não conseguir encontrar apoio emocional, ou se não for suficiente, procure ajuda profissional . Novamente, não há necessidade de passar por nada sozinho.

Se sua carreira está em perigo, sua fertilidade está em questão ou seu relacionamento está no limbo, não espere muito ou pense que você deve tentar resolvê-la por conta própria antes de ter direito a apoio. Pedir apoio emocional não é sinal de fracasso; é um sinal de amor próprio. Certamente, assistir Netflix compulsivamente pode ser uma distração temporária, mas os personagens fictícios da tela não respondem a você. Encontre pessoas reais, cara a cara, que sabem o que você está passando e que podem ter passado pela mesma coisa. Seja honesto sobre o que você precisa e poderá se surpreender com a forma como os verdadeiros amigos aparecem nos momentos mais sombrios.

Fonte: psychologytoday.com
Autora: Georgia Witkin

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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