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A dieta certa pode ajudá-lo a curar-se de um trauma?

Trabalhei com sobreviventes de trauma ao longo da minha carreira como terapeuta e acho que nunca recomendei que eles mudassem sua dieta como parte do tratamento. Mas minha recente discussão com o especialista em trauma e psiquiatra Dr. James Gordon, autor de The Transformation, me fez repensar o papel da nutrição na cura de traumas.

O campo da saúde mental geralmente tem demorado a reconhecer o papel que a nutrição pode desempenhar na saúde mental. No entanto, estudos recentes começaram a mudar as crenças comuns. Por exemplo, pesquisas mostraram que a dieta pode desempenhar um papel significativo no tratamento da depressão. Outros estudos descobriram que os suplementos nutricionais podem reduzir significativamente os sintomas de ansiedade , depressão e estresse pós- traumático após grandes eventos traumáticos .

Trauma e Nutrição
A nutrição pode ser particularmente importante após uma experiência traumática, porque nosso corpo tem maiores necessidades nutricionais à medida que curamos.

As experiências traumáticas também podem ter efeitos gastrointestinais diretos. “Sabemos que o trauma causa danos significativos a todas as partes do nosso sistema digestivo”, disse o Dr. Gordon. “Por exemplo, danifica as vilosidades – as pequenas projeções das células que revestem o intestino delgado – que absorvem os nutrientes que precisamos para todas as células do corpo”.

O trauma pode levar a uma condição conhecida como “intestino permeável”, em que “as células do intestino delgado se separam e, através dessas passagens, as proteínas vazam para a corrente sanguínea que não pertence a ele”, explicou o Dr. Gordon. “Por exemplo, quando o intestino se torna “vazado”, o glúten e as proteínas do leite podem entrar na corrente sanguínea e causar reações inflamatórias em todo o corpo, incluindo o cérebro “.

Dr. Gordon também observou que o trauma “danifica e destrói o microbioma – os trilhões de bactérias no intestino”, essenciais para a saúde intestinal. O microbioma é parte integrante do nosso sistema imunológico e produz muitos dos neurotransmissores nos quais confiamos; alterações pós-traumáticas no microbioma podem ser responsáveis ​​pelo maior risco de problemas físicos de saúde após o trauma.

Como o trauma afeta nossas escolhas alimentares
O Dr. Gordon enfatizou os poderosos efeitos da comida não apenas em nossa saúde física, mas também em nosso bem-estar mental e emocional – efeitos que ele notou pela primeira vez em nível pessoal. “Quando comecei a olhar para a ciência que surgiu e o que acontece quando estamos traumatizados”, ele disse, “tudo se encaixou. Quando estamos traumatizados, ou não queremos comer nada ou começamos a comer comidas caseiras: alimentos açucarados, gordurosos e salgados, Big Macs, macarrão com queijo, refrigerante, sorvete. ”

Faz sentido que somos atraídos por esses tipos de alimentos. “Eles são alimentos de conforto”, disse Gordon, porque aumentam os níveis de certos neurotransmissores no cérebro que estão ligados a uma sensação de bem-estar, como serotonina, dopamina e endorfina. “E eles realmente suprimem memórias traumáticas até certo ponto”, continuou ele.

O problema, como ocorre com os efeitos físicos de alimentos não saudáveis, é que eles acabam sendo negativos. “O ganho a curto prazo é rapidamente eclipsado pela desvantagem a longo prazo”, explicou Gordon. “A serotonina começa a diminuir, a dopamina diminui, as endorfinas diminuem – e o cortisol (um dos principais hormônios do estresse ) aumenta e as memórias começam a voltar.”

Sentir-se mal e ser assombrado por lembranças traumáticas pode levar a uma dependência ainda maior de escolhas alimentares inúteis, e um ciclo vicioso se inicia. “Continuamos a comer mais e mais desses alimentos, e isso não funciona”.

Recomendações
Um capítulo inteiro de A transformação detalha a abordagem abrangente do Dr. Gordon à saúde digestiva ao curar um trauma. As recomendações específicas incluem:

  1. Priorize alimentos saudáveis. “Precisamos comer uma dieta que seja menos prejudicial para o intestino – mais alimentos integrais, orgânicos, ácidos graxos ômega-3 (que estão nos peixes)”, disse Gordon. Ele recomendou uma abordagem equilibrada para fazer mudanças na dieta, “não de maneira rígida, mas em uma direção saudável”.
  2. Limite de alimentos inflamatórios. Alimentos altamente refinados, açúcares processados ​​e certos grupos de alimentos são apreciados pela inflamação, que afeta a saúde mental. “Sugiro que as pessoas parem de comer alimentos com glúten e proteína do leite por um mês ou dois, disse o Dr. Gordon,” para que o intestino se cure “. Reduzir a ingestão de alimentos altamente processados ​​também pode ser benéfico.
  3. Tome vitaminas e minerais suplementares.
  4. Reabastecer bactérias intestinais saudáveis. “Precisamos adicionar probióticos para compensar o microbioma interrompido”, disse o Dr. Gordon. Os probióticos podem ser tomados em forma de suplemento e também estão presentes em alimentos fermentados como chucrute e kombucha.
  5. Reduzir o estresse. A digestão saudável também vem do envolvimento do sistema nervoso parassimpático – apropriadamente chamado de sistema de “descanso e digestão” por seu papel na digestão e relaxamento. “Precisamos usar as técnicas de redução de estresse para não adicionar mais estresse às nossas entranhas”, disse o Dr. Gordon.

Referências bibliográficas:

Gordon, JS (2019). A transformação: descobrindo a totalidade e a cura após o trauma . Nova Iorque: HarperOne.

Fonte: psychologytoday.com
Autor: Seth J. Gillihan
Imagem: Bruce Mars

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

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