Um assunto tão específico e a cada dia mais presente no dia a dia das pessoas, seja no mercado de trabalho, ou até mesmo em áreas onde ela é muito importante, apesar de não ter sido levada a sério anteriormente– como no futebol – também aparece em Hollywood.
Em poucos ocasiões, no entanto, é mostrada com delicadeza e fidelidade como na série do GNT, Sessão de Terapia. A maioria dos casos aparece como um recurso cômico ou caricatural. Mas a popularização é importante para desmistificar uma área de atuação tão importante quanto a psicologia.
Aqui vai uma pequena lista de filmes, que vai te ajudar a aprender um pouco mais e a distrair, nos momentos de lazer:
A Máfia no Divã
Robert de Niro e Billy Crystal protagonizam 2 filmes sobre o tema, onde um chefão da máfia tenta curar sua crise existencial e de pânico, revelando algumas das práticas que aprendeu no mundo do crime. Muito engraçado.
O Divã
Adaptação do romance de mesmo nome da escritora gaúcha Martha Medeiros. Lília Cabral vive uma vida sem nenhum problema e vai em busca de ajuda profissional para tentar entender por que suas escolhas acabaram a levando a esta situação “ideal”. Fiel ao livro.
Confidências muito intimas
Filme francês em que uma mulher com problemas conjugais erra a porta do psicólogo e acaba contando sua vida pessoal a um consultor de finanças, que não desfaz o engano, se interessando pelo caso. Intrigante.
Terapia do amor
Uma Thurman começa a namorar o filho de sua psicoterapeuta, interpretada por Meryl Streep, uma mãe ciumenta. Ela ouve bem mais do que deveria e fica constrangida, não revelando o conflito ético. Leve e divertido.
Zelig
Qualquer filme de Woody Allen poderia estar nesta lista, Zelig aparece pela síntese do homem querendo descobrir quem ele é de verdade. Uma obra prima.
Veja todos e divirta-se!