Imagem

Quem vê seus ex-parceiros mais positivamente, homens ou mulheres?

Novas pesquisas exploram as diferenças de gênero nas atitudes em relação aos ex-parceiros.

A maioria das pessoas vê seus ex-parceiros mais negativamente após o término de um relacionamento romântico do que durante o relacionamento. Isso faz todo o sentido por duas razões. Primeiro, o relacionamento provavelmente terminou por um bom motivo e piorou com o tempo, levando a uma diminuição do sentimento pelo ex.

Segundo, quando você está em um relacionamento, geralmente tenta se convencer de que vale a pena estar com seu parceiro, mas depois que o relacionamento termina, é do seu interesse se convencer de que tomou a decisão certa ao terminar. Mas existe uma diferença de gênero na maneira como as pessoas veem positivamente seus ex? Um novo estudo de Ursula Athenstaedt e colegas, recém publicado na Social Psychological and Personality Science, explora essa questão.

Em um estudo, os pesquisadores investigaram as intuições dos leigos sobre essa diferença de gênero. Eles pesquisaram 487 participantes e descobriram que mais da metade (62%) achava que não havia diferença de gênero. Quanto à minoria que acreditava que havia uma diferença de gênero, cerca de um terço pensava que as mulheres teriam atitudes mais positivas em relação a seus ex e dois terços pensavam que os homens teriam.

O que os pesquisadores descobriram com relação às diferenças reais de gênero nas atitudes em relação aos ex?

Em três estudos separados, eles pesquisaram um total de mais de 800 participantes, perguntando sobre suas atitudes em relação ao ex. Os participantes classificaram uma série de declarações sobre seu ex: “Meu ex-parceiro tem muitos traços positivos”. “Evito tocar no meu ex-parceiro.” “Quando penso no meu ex-parceiro, fico com raiva.” Os pesquisadores usaram essas classificações para chegar a uma pontuação média, representando a positividade das pessoas em relação aos ex-parceiros. Todos os três estudos mostraram que, em média, os homens tinham visões mais positivas de seus ex do que as mulheres.

Por que os homens veem suas ex-namoradas de maneira mais positiva do que as mulheres?

Os autores apontaram quatro razões para a diferença de gênero:

1. Desejo de relacionamentos casuais versus relacionamentos de longo prazo: Do ponto de vista da psicologia evolutiva, os homens evoluíram para preferir ter múltiplos parceiros sexuais, enquanto as mulheres evoluíram para ter um maior interesse em relacionamentos comprometidos a longo prazo. Assim, os homens têm maior interesse em manter relacionamentos positivos com seus ex-ex-namorados porque ainda podem ser potenciais parceiros sexuais.

2. Dependência do ex-parceiro: Uma linha separada de pesquisa mostrou que, em comparação com as mulheres, os homens são mais dependentes de seus parceiros românticos para apoio emocional. As mulheres são mais propensas do que os homens a ter amigos íntimos do sexo feminino e, como as mulheres geralmente são melhores em fornecer apoio emocional do que os homens, isso significa que as mulheres têm relacionamentos mais favoráveis fora do contexto romântico. Portanto, sem suas parceiras românticas, os homens perdem uma importante fonte de apoio social. De fato, os homens costumam relatar mais ansiedade e depressão após as separações do que as mulheres.

3. Quem é o culpado pelo rompimento: as mulheres são mais propensas que os homens a culpar seus ex-parceiros pelo rompimento. De fato, um estudo de divorciados descobriu que os homens são mais propensos que as mulheres a relatar que não sabiam por que seu casamento falhou. Isso poderia explicar por que as mulheres veem seus ex-namorados de maneira mais negativa. Eles eram mais propensos a pensar que o ex era um problema mesmo antes do fim do relacionamento.

4. Estratégias de enfrentamento pós-separação: se você não lidar com êxito com a separação, é mais provável que tenha sentimentos persistentes por seu ex. As mulheres são mais propensas do que os homens a lidar efetivamente com rompimentos, buscando conforto dos amigos e tentando ativamente resolver problemas. Os homens, por outro lado, têm maior probabilidade de usar estratégias de enfrentamento passivas menos eficazes, como se distrair ou recorrer ao uso de drogas e álcool. Assim, as mulheres superam seus rompimentos com mais eficiência, o que provavelmente será acompanhado por uma diminuição do afeto por seus ex.

Quais desses fatores podem explicar a diferença de gênero nas atitudes em relação aos ex?

No maior dos três estudos (mais de 600 participantes, a maioria adultos jovens relatando rompimentos não conjugais), os pesquisadores foram além de apenas perguntar às pessoas sobre suas atitudes em relação a seus ex. Eles também pesquisaram os participantes sobre muitos dos fatores descritos acima.

Os seguintes fatores ajudaram a explicar a diferença de gênero:

– Maior confiança dos homens em seu ex para apoio social.
– Atitudes mais permissivas dos homens em relação ao sexo casual.
– Maior probabilidade de as mulheres culparem o rompimento do parceiro ou de ambas as partes.

Esses fatores não explicaram a diferença de gênero:

– Maior enfrentamento ativo das mulheres.
– Maior preferência das mulheres por relacionamentos exclusivos e de longo prazo.

Você também pode estar se perguntando se esse resultado causa muito barulho por nada. É possível que os homens tenham atitudes mais positivas em relação a seus parceiros o tempo todo, mesmo antes do rompimento? Se isso fosse verdade, esses resultados refletiriam apenas a idealização contínua dos homens de seus parceiros. Embora essa possibilidade não tenha sido testada nesta pesquisa em particular, o grande corpo de pesquisas sobre como as pessoas percebem seus parceiros atuais tende a mostrar pouca diferença de gênero. Assim, podemos estar bastante confiantes de que essa diferença de gênero ocorre apenas para parceiros antigos, e não atuais.

Embora a diferença de gênero nas percepções de ex-parceiros não tenha sido grande, os pesquisadores encontraram evidências em três estudos separados de que os homens se sentem mais positivos sobre seus ex-parceiros do que as mulheres. Os homens mantêm atitudes mais positivas em relação aos seus ex, em parte porque são mais propensos do que as mulheres a ver seus relacionamentos com os ex como fornecendo benefícios pós-separação.

Com suas atitudes mais permissivas em relação ao sexo casual, eles podem ver seu ex como um potencial parceiro sexual casual. E com a falta de apoio emocional de sua própria rede social, eles podem ver o relacionamento contínuo com o ex como uma maneira de obter o apoio que falta aos outros relacionamentos em suas vidas.

As mulheres também são mais propensas que os homens a culpar seus ex pelo rompimento (o que os autores do artigo apontam é devido às interpretações das próprias mulheres e ao fato de que os homens realmente tendem a ser parceiros menos favoráveis e receptivos), e isso também pode explicar por que eles mantêm atitudes mais negativas em relação a seus ex do que os homens. Por que mais os homens podem ter uma visão mais otimista de seus ex?

Fonte: psychologytoday.com
Autor: Gwendolyn Seidman Ph.D.

Traduzido por Verena Menezes

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *