Imagem

Por que eu acordo cansado?

O sono é um estado fisiológico, de descanso periódico e reversível, caracterizado por uma redução na consciência, atividade motora e reatividade sensorial.

É um fenômeno importante do comportamento humano que proporciona recuperação física e emocional, economia de energia e consolidação de memórias armazenadas durante a vigília.

O sonho não é uma situação passiva, mas um estado ativo no qual ocorrem mudanças nas funções corporais e atividades mentais de enorme importância para o equilíbrio psíquico e físico dos seres humanos.

Se eu acordar cansado, provavelmente não dormi bem e isso pode causar distúrbios diferentes, como dificuldade de concentração e memória, desempenho diminuído, fadiga e mudanças de humor.

Eu acordo cansado, mesmo que eu tenha dormido mais de 8 horas
Cansaço, fadiga e sono são uma queixa muito frequente na adolescência . Até 70% dos adolescentes dizem que estão com muito sono e cansados ​​durante o dia. Na maioria das vezes, isso ocorre devido a um déficit crônico de horas de sono, má “higiene”, atividades diárias excessivas e estressantes. Ocasionalmente, também pode ser devido a razões médicas ou psicológicas.

Então, quando acordo cansado, a melhor coisa a fazer é a higiene do sono . A higiene do sono pode ser uma maneira adequada de melhorar o perfil do sono e, portanto, sua qualidade. Falamos sobre higiene do sono como um conjunto de comportamentos, condições ambientais e outros fatores relacionados ao sono que podem ser regulados para alcançar um bom comportamento em relação ao sono.

Por que acordo cansado já ao sair da cama?
“Acordo cansado quando saio da cama”, provavelmente já ouvimos ou ouvimos essa frase em nosso dia-a-dia, nas pessoas ao nosso redor ou talvez até a tenhamos falado. Há muitas pessoas que o referem todos os dias .

As razões pelas quais sono não é sinônimo de descanso podem ser muito diversas . Dessa maneira, má qualidade do sono não é conseqüência de um distúrbio do sono, embora não devamos descartar possibilidades, é mais provável que ocorra devido a maus hábitos. Aqui vamos expor algumas das causas:

  • Alterações nos ciclos do sono
    O sono completo consiste em 5 fases, cada uma delas necessária para concluir um ciclo de sono reparador. Se o ciclo for interrompido durante a noite, por exemplo, se estivermos propensos a acordar ou em pessoas com apneia do sono, o ciclo do sono começará novamente. Muito provavelmente, ele não será concluído. Quando o alarme tocar, não teremos tempo suficiente para concluir as 5 fases de um sono reparador.
  • Dia estressante
    Não podemos nos desassociar tão facilmente do que acontece conosco durante o dia. Às vezes, ser capaz de desconectar e tentar descansar sua mente se torna um desafio para muitas pessoas. As preocupações com o trabalho, a família ou o casal não param de pairar ao redor da cabeça e indicam a obtenção de um bom sono.
  • Alimentação
    O abuso de bebidas alcoólicas ou uma dieta baseada em alimentos gordurosos, ricos em açúcar, afeta o descanso. Isso ocorre porque esses tipos de substâncias são depressores da produção de melatonina. A melatonina produzida durante a noite e responsável pelo controle dos ciclos do sono é essencial para descansar.
  • O que você faz antes de ir para a cama
    Estar com a televisão no celular ou com o celular, pouco antes de dormir, não é uma boa ideia. O celular, por exemplo, emite radiação que influencia as ondas cerebrais secretadas durante o sono e isso nos afeta a ponto de não nos levantarmos descansados.

Portanto, se você tiver problemas na hora de dormir, recomendamos que você revise esses quatro pontos . A ideia é ajudá-lo a implementar medidas simples que provavelmente ajudarão a melhorar seu descanso.

Fonte: lamenteesmaravillosa.com
Imagem: Kinga Cichewicz

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *