Imagem

A psicologia das fobias: 5 dicas para gerenciar seus medos

Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo que têm medo de algo, seja esse medo de aranhas, medo de nadar, medo de se machucar ou alguma outra coisa inimaginável. É natural temer as coisas. Enquanto todo mundo tem medo de algo, há pessoas que têm um sentimento tão avassalador de medo e pavor que os psicólogos chamam isso de fobia.

Diferença entre medo e fobia
É normal sentir medo em algumas situações. Às vezes, sentir medo é até útil. O medo faz parte da resposta humana de “lutar ou fugir”. O medo permite que nosso corpo responda rapidamente a uma situação perigosa. As fobias, por outro lado, passam pela cautela comum. A fobia coloca você em uma situação incapacitante. Enquanto o medo prepara seu corpo para lutar ou fugir, uma fobia pode ser paralisante, tornando o medo subjacente ainda pior.

Superando Sentimentos de Medo

1. Encare seu medo:

Lentamente, um passo de cada vez, encare o que teme. Quanto mais você pratica o enfrentamento, mais medo será superado. Se você começar a se sentir muito ansioso ou em pânico, pare e tente novamente mais tarde.

2. Aprenda a relaxar:

Existem muitas técnicas de relaxamento que você pode aprender que o ajudarão a superar a sensação de medo e pavor. Quando você fica ansioso, sua respiração automaticamente se torna rápida e superficial. Em vez disso, pratique a respiração profunda quando se sentir ansioso. Pratique a respiração profunda algumas vezes ao dia. É difícil sentir-se tenso e com medo ao respirar fundo.

3. Transforme negativos em positivos:

Quando você tem medo de algo, pensamentos negativos invadem facilmente sua mente, fazendo tudo parecer dez vezes mais assustador do que realmente é. Aprenda a identificar a negatividade e encontre pontos positivos. Por exemplo, quando se depara com uma situação que o deixa ansioso, diga a si mesmo que sabe que tudo ficará bem. Pratique diariamente. Eventualmente, a positividade vencerá.

4. Entenda-se:

Todos experimentam algum tipo de medo ou ansiedade durante a vida. Para uma pessoa fóbica, uma das principais ferramentas para superar esse medo é entender como esse medo se desenvolveu. Pense em quando seu medo começou e tente identificar o momento em que se tornou uma fobia. Quando você puder entender seu medo, poderá começar a superá-lo.

5. Recrute!

Encontre um parceiro para ajudá-lo a aprender a superar seu medo. Pode ser um membro da família em que você confia ou um bom amigo. A chave aqui é ter alguém com quem você possa expressar seu medo. Ajuda saber que há outra pessoa na situação com você. À medida que você se sentir mais confortável, aprenderá a lidar sozinho com isso.

É importante entender que, às vezes, você não pode fazer isso sozinho. Se você ou alguém de quem cuida está sofrendo de medo excessivo, procure ajuda profissional.

Fonte: comprehendthemind.com

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Imagem: Katii Bishop)

One thought on “A psicologia das fobias: 5 dicas para gerenciar seus medos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *