Imagem

10 dicas para superar a ansiedade em sua vida diária

Todo mundo experimenta ansiedade em determinadas situações, mas, para algumas pessoas, o sentimento pode ser tão forte que interfere na vida cotidiana.

Apenas dois tipos de tratamento estão disponíveis para a ansiedade, mas antes de tomar medicamentos com possíveis efeitos colaterais, é melhor tentar a psicoterapia. Embora possa parecer complicado, fazer terapia nada mais é do que aprender habilidades que ensinam a lidar com a ansiedade.

A seguir, apresentamos 10 dicas para superar a ansiedade e começar a se sentir melhor:

1. Reconheça a ansiedade.
O primeiro passo para superar a ansiedade é reconhecê-la e aceitar que você a está sentindo.

2. Pense no problema.
Não lute contra a sua ansiedade. Apenas pense em seus problemas, entenda-os e tente desenvolver soluções para eles.

3. Considere a realidade da situação.
Tem certeza de que sua ansiedade está relacionada a algo que realmente pode acontecer? Não há sentido em se preocupar com uma situação que não é real.

4. Saiba que você não pode ser perfeito.
Não defina seus padrões pessoais muito altos. Você deve entender que ninguém é perfeito. Todo mundo tem fraquezas, todo mundo comete erros e, às vezes, a vida é apenas suja.

5. Afaste o medo.
A maioria dos casos de ansiedade está intimamente relacionada ao medo, mas você pode afastar esses medos imaginando o pior que pode acontecer. Você logo perceberá que o pior não vai acontecer, e seu medo diminuirá naturalmente.

6. Fale consigo mesmo.
Incentive e tranquilize-se em voz alta repetindo algumas frases calmantes, como as seguintes:

• Esse sentimento é apenas temporário. Vai passar. Não estou em perigo.
• Meus batimentos cardíacos estão voltando ao normal enquanto falo.
• Sou forte e superarei isso.

7. Converse com outras pessoas.
Discuta seus problemas, medos e preocupações com um amigo ou familiar de confiança. Em muitos casos, você nem precisará receber conselhos. Expirar seus problemas geralmente os faz se dissipar.

8. Vá para a cama.
Quando você está sentindo ansiedade, é importante descansar bastante. Se você não conseguir dormir à noite, encontre tempo para tirar uma soneca durante o dia.

9. Crie uma distração.
Às vezes, a ansiedade se torna um problema quando você se vê incapaz de parar de pensar nisso. Isso exige a criação de uma distração que mudará o foco de sua atenção, como caminhar, jogar ou fazer uma xícara de chá.

10. Mime-se.
Animais de estimação não são os únicos animais a responder aos deleites. Dê a si mesmo uma recompensa por todas as suas realizações passadas ou apenas por estar vivo.

Fonte: comprehendthemind.com

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

(Imagem: Valeria Ushakova)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *