Imagem

Sanguessuga Emocional

(por: Nathalia Paccola)

 A figura deste animal que suga o sangue de outros podendo crescer dez vezes mais de seu tamanho original é repugnante e assusta. Quando explico para meus pacientes sobre as características de uma pessoa com personalidade sanguessuga, fica mais evidente a relação que têm com certos parceiros sentimentais.

Com certeza você conhece um tipo de pessoa que deseja que lhe deem muitos benefícios em troca de esmolas.   Estas criaturas nos atraem, valorizam aquilo em que temos maior insegurança (profissional, estética, na rotina) e depois sugam toda nossa energia emocional, são pessoas que possuem o dom de nos hipnotizar, de nos anestesiar a consciência com falsas promessas, até sucumbirmos ao seu encanto. Eles parecem melhores que as pessoas comuns, são inteligentes, talentosos, possuem bens. Seduzem-nos de tal maneira, que confiamos mais neles do que em qualquer outra pessoa. Passamos a ver somente eles em nossa vida.

Segundo a psicóloga Maria Laura Ramalho Vasquez os sanguessugas têm um olhar de mundo bem diferente das outras pessoas, com percepções distorcidas, anseiam por metas inatingíveis. Estão sempre à espera de atenção total e exclusiva de todos. Esperam um amor que se dê por inteiro, mas que nunca queiram ou exijam nada em troca. Estes “seres” são imaturos e irresponsáveis. O entusiasmo é efêmero, restringe-se a anseios por divertimentos, supérfluos e fantasias. Desejam ter alguém que cuide de tudo o que seja chato ou difícil (as responsabilidades) fogem das pessoas que lhe cobram atitudes ou que lhe exigiam comprometimentos.

Durante a minha vida me deparei com diversos tipos de pessoa sanguessuga, que retiram a personalidade e a identidade de outras.

Repare: o sanguessuga emocional quando se aproxima de sua presa, gruda, é pegajoso, não a quer dividir com ninguém, parece que só existe aquela pessoa.  A vítima não pode fazer outros amigos, o sanguessuga não permite, só pode fazer o que ele mandar. Se não for assim, começam as chantagens.

Segundo alguns estudos publicados na Internet, outras características são a falta de limites e as dificuldades em obedecer autoridades, sem contar as mentiras e enganos que pratica para alcançar seus objetivos. O sanguessuga não tem limites para nada na vida, apesar de em alguns casos conseguir ser extremamente responsável – como na vida profissional, por exemplo – o que demonstra mais uma vez o desequilíbrio nos limites.

Os sintomas na vida das vítimas são normalmente: perda de identidade, problemas na vida financeira, confusão na vida emocional, perda de outros amigos e possivelmente o desenvolvimento de uma patologia. Só percebemos o sanguessuga presente em nossa vida, quando eles desaparecem pela noite deixando-nos com algum tipo de dor, principalmente de cabeça e com o coração partido.
O sanguessuga pode compartilhar nossa cama, ora como um parceiro amoroso, ora como um estranho frio e distante, mentem o tempo todo.

Se você é um sanguessuga ou uma vítima dele, procure ajuda. Atenção: o sanguessuga tentará lhe impedir. O mais incrível é que o sanguessuga sempre aceita ajuda e reconhece seu problema, mas mesmo assim não consegue mudar, logo vai procurar uma nova vítima que possa sugar, isso pode demorar algumas semanas, meses ou anos, dependendo da necessidade de troca de objeto.

Não permita que os sanguessugas dominem sua vida emocional, se algum desses chegar perto de você, fique alerta.

 

Compartilhar

35 thoughts on “Sanguessuga Emocional

    • Rosa says:

      Achei o texto muito realista, convivo com uma pessoa que está sendo vítima, tornou-se cega para o mundo, para tudo, enxerga apenas o sanguessuga emocional. Não quer ajuda…….

  1. Angela da Silva says:

    tinha uma colega de trabalho,que lendo esse texto achei um nome para tudo aquilo que ela fazia.acabei pedindo demissão,mas me arrependi muito pois amava o que eu fazia.
    pior ela fazia com q eu me sentisse culpada,me sugava.sempre se fazendo de vitima,falava pra todos na empresa que gostava de mim e nao sabia pq eu nao gostava dela.fazia escandalos…chorando….nao respeitava nem a gerente,respondia,gritava,tratava mal os clientes e colegas de trabalho.Pior hoje ela está la e eu trabalhando em algo que nao gosto.

  2. Nirleia says:

    Olá ! Recentemente conheci um homem com essas características . O conheci pela internet . Ele insistiu muito para conversarmos , me mandava mensagens freqüentes , dizia coisas que sempre tinha a ver com minha vida . Tínhamos muitas afinidades , pensamentos parecidos . Ele tentou me encantar com seu sucesso profissional . Gostava de me dar sugestões sobre tudo o que eu deveria fazer . Até eu começar a gostar dele . Dai ele disse que não tinha interesse por mim e começou a me desprezar . Pior e que eu sinto falta de falar com ele e da sua inteligência .

  3. Rosa says:

    Essas são características de uma pessoa psicopata, que só pensa nos seus objetivos, passa por cima de tudo e de todos para alcançar o que quer e não sofre com a dor do outro. O homem psicopata ou a mulher psicopata enganam, são dóceis e amáveis, até conquistarem a confiança, depois que conseguem, manipulam as pessoas pra que ajam e se comportem como querem!
    Muito cuidado com homens excessivamente amáveis e com mulheres que miam, isso mesmo, miam, falam mansinho demais! É perigo à vista!
    Para mais informações a respeito da personalidade psicopata leiam o livro, Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado de Ana Beatriz Barbosa Silva.
    Todo mundo tem que ler esse livro pra se proteger dessas pessoas perigosas e destruidoras, que podem estar em todos os lugares, na família, amizades, ambientes de trabalho e relacionamentos amorosos.
    Falo por minha própria vivência.

    • Luzinete Ferreira Andrade says:

      tive um relacionamento por muito tempo com uma pessoa assim…Ele foi se revelando aos poucos…Dias maravilhosos outros um caos…Sempre achava que o problema era “eu” pois fazia me sentir assim…Até que engravidei e minha vida virar um inferno…A minha sorte que comecei estudar psicanalise e cursar psicologia onde pude livrar-me desse verme ou melhor saber lidar porque separei mas tenho filho com ele…Não fiquei deprimida porque cada dia busco suporte na psicologia e psicanalise etc…Bom é ficar prevenidas porque eles estão por toda parte.

  4. Juceleide da Costa Redondo says:

    Muito bom o texto excelente, infelizmente convivo com pessoas assim, não consigo me livrar delas, parecem que estão em todos os lugares…..

  5. Rose says:

    Minha cunhada é assim…tive muitos problemas especialmente psicológicos por conta dela…
    No início era muito minha amiga, saíamos juntas, ajudávamos uma a outra, enquanto eu não tinha nada do que contrariá-la eram só rosas, aí com o tempo eu me sentindo mal, me irritando, ia me afastando um pouco…ela foi responsável por eu me separar do irmão dela, cuja a mesma até me conseguia “rolos”, tudo pra que ela não perdesse a parceria das farras…
    Acontece que eu comecei a notar que tudo que eu fazia ela tinha que fazer, o que eu tinha se ela não pudesse usar tinha que comprar, tínhamos que fazer tudo igual, pensarmos igual, até proposta de sexo (sendo bem direta) com os mesmos parceiros e/ou trocas ela vinha me propor…comecei a ter a impressão que ela queria que fôssemos uma só, e ela não era uma pessoa “pra frente”, ela dormia até tarde, tinha preguiça de fazer qualquer coisa, só reclamava e falava mal das pessoas da nossa convivência, tudo que eu fosse fazer (arrumar emprego, ir na manicure, ir ao MÉDICO) que ela não pudesse me acompanhar ela pesava muito contra…
    Até o dia em que nos mudamos, foi um INFERNO!
    Ela começou a botar muita pressão negativa, fazer a cabeça das pessoas e se virar contra mim, dizia que eu tinha ciúme dela e que eu queria tirar tudo que era dela, pq a casa era pra ser DELA e não minha, aí começou a me colocar contra o irmão dela…uma coisa realmente pesada!
    Foi muito difícil desligar essa “ligação” dela comigo e com a minha vida, foi doloroso, eu me sentia mal, chorava sem motivos, sentia raiva, ódio, eu sabia que não estava bem…conforme me afastei tudo foi passando, hoje vivemos de bem, mas ela lá e eu cá.

  6. Tainah Franco says:

    Sempre tive pessoas desse tipo perto de mim e só agora com mais de 30 anos estou conseguindo me livrar deles com consciência pra não colocar outro no lugar…
    Gostei muito do seu texto…muito obrigada!!!

  7. Sarita says:

    Tenho uma pessoa na família que se aproximou de mim para captar meus contatos e “se dar bem na vida”, e conseguiu o que queria, hj tem uma posição invejável. Passa com trator por cima das pessoas quando quer alguma coisa. Mas, vive em depressão. Vive fazendo inimigos. É uma manipuladora nata. Compram as amizades e depois faz de capacho as pessoas, se essas pessoas precisam dela por algum motivo, tenho dó de como são tratadas. Me deve dinheiro fui cobrar pq precisava, virou inimiga e não me pagou. É como a Rosa comentou: “elas miam”, são doceis e amáveis na frente, convivam com elas pra ver a máscara cair toda hora.

    • says:

      Eu convivo com uma pessoa com esse perfil ,e confesso não é nada fácil, pois esse tipo de pessoa se faz de vítima o tempo todo e acredita na própria mentira .

  8. Raquel says:

    Bem conheço um sanguessuga que está presente em minha vida infelizmente, ao passar dos anos comecei a observar que ele na vdd era assim com todos, não só cmg, com os pais, amigos e sempre tentando tirar vantagens em cima das pessoas, se faz de vítima, assume realmente que está errado, mas vira as costas e faz tudo de novo, mente o tempo todo, se acha melhor que os outros, não só preciso de ajuda mas como a mãe dele também, pois ele consegue tirar tudo dela com a cara mais lavada do mundo! Chantagens emocionais, se faz de coitado e etc. Só vive pra coisas superfolas, não quer ter responsabilidade nem.com trabalho e nem com o filho, quando posso fico distante ao máximo, mas percebo que quando está perto suga minha energia… Triste ter uma pessoa dessa perto de vc, que só pensa nele…

  9. luana says:

    Fui vítima de um sanguessuga. Foram quase três anos de relacionamento que hora era maravilhoso, ora era horrível. Era uma pessoa encantadora, mas aos poucos fui percebendo que era mentirosa, irresponsável, só pensava no próprio benefício. Fugia de um compromisso como o diabo foge da cruz, mas sempre mantendo presa a ele. Hoje me transformei em outra pessoa, amarga e desacreditada de tudo. Perdi dois empregos públicos por causa dele, numa tentativa desesperada de me desafogar de tanto sofrimento. Estou afundada em dívidas e tentando me reerguer. É difícil.

  10. Aninha says:

    Na verdade, alem de todos os pontos de identificação, essas pessoas ainda causam danos enormes em suas familias. O meu ex namorado tinham um filho com sua ex namorada, e ele ainda dava esperança para ela, estando comigo. Procurava outras mulheres em sites de relacionamentos, e ainda procurava brigas sem sentido para sair com todas, e no outro dia parecia que nada havia acontecido. Passe 3 anos assim. Minha nossa, como essas pessoas conseguem viver na sociedade como normais e se passam de príncipes?! Gente só quem passa sabe como a lábia deles são afiadas.
    Depois eu fui so humilhação, que tava gorda e emagrecimento, dai falava que tava muito magra, se pintava o cabelo era feio, se não saia era velha. Afff tudo e insatisfação .
    Gracas a Deus me livrei a duras penas cai fora e ele ainda não me deixou em paz

  11. lari says:

    Lendo esse texto fiquei. perplexa, acredito que estou vivendo isso, tenho uma amiga que sei que não me faz bem, depois que a conheci não me reconheço mais, porém não consigo viver longe dela. “Aquele mal, que me faz muito bem. “O que eu faço? ! :/

  12. Rosa says:

    Uma pessoa da minha familia está sendo vítima do sanguessuga, não enxerga mais nada, nao houve mais nimguem, não acredita mais em nada, somente ELE. o que fazer Senhor Jesus cristo……??? ilumine essa pessoa !!

  13. Luísa says:

    Eu sou vítima de um sangue suga.
    O problema é que ele está usando nosso filho E minha instabilidade financeira para me manipular.
    Preciso me afastar dele. Só que ainda vai demorar.

  14. Regina says:

    Já namorei com um. Eles fazem a gente perder a noção da realidade. Só acreditamos e podemos ver, quando tudo passa. Quando estamos passando pela situação tentamos a todo custo acreditar que o sapo é um príncipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *