Imagem

O que é saúde para você?

O que é saúde para você?
É não estar doente? É bem estar? Bem estar físico? Mental? Social? É ser capaz de viver de forma independente, de fazer o que deseja?

O conceito de saúde não é tão simples quanto se pensa.  Ele muda conforme o lugar, a cultura, a época. Já mudou muito na história da humanidade. Até meados do século XX pensava-se que saúde era apenas a inexistência de doenças. Em 1946, a Organização Mundial da Saúde, ligada à ONU, definiu Saúde como “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente a ausência de enfermidade ou invalidez”.

Esse conceito foi muito criticado. O “estado de completo bem-estar” pode ser considerado uma utopia, algo inatingível. Ainda mais que abrange três aspectos, isto é, o físico, o mental e o social. Teríamos que ter uma saúde perfeita, uma mente perfeita e estarmos inseridos perfeitamente em um meio social perfeito. Mas não deixa de ser interessante, no entanto, ter isso como meta, mesmo que nunca se possa alcançá-la.

Na prática, sabemos que somos seres imperfeitos, nossa saúde física é o resultado de um equilíbrio dinâmico, que ora pende a nosso favor (saúde), ora pende a favor dos agentes agressivos (doença); temos mentes cheias de conflitos, áreas escuras e desorganizadas; estamos inseridos em diversos meios sociais, sendo que em alguns nos sentimos bem e, em outros, não.

Somos seres incompletos, sempre à procura de algo que possa trazer esse “estado de completo bem-estar”, tão efêmero quanto ilusório. Somos seres faltantes, como diz Lacan.

Somos seres inconstantes, mudamos de ideia, de opinião, de gosto, de amores.

Somos seres finitos, pelo menos na nossa existência terrena. Só isso já é suficiente para nos deixar amedrontados e perdermos nosso precário bem-estar mental.

Não existe nada de completo, constante, perfeito, pronto e acabado em nós. Estamos em movimento e em transformação o tempo todo. Assim como o Universo. Assim como os átomos. Assim como tudo.

Autor: Dra. Karen Câmara

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *