Artigos diversos

O teste do desenho da figura humana

O teste do desenho da figura humana constitui uma das técnicas projetivas mais conhecidas e utilizadas na avaliação da personalidade . Entre suas principais vantagens estão a simplicidade e a velocidade da aplicação. Além disso, a ambiguidade intrínseca desse instrumento facilita que o indivíduo possa se expressar sem as resistências que geralmente surgem de outros tipos de técnicas mais objetivas.

É um elemento avaliativo que fornece informações muito completas e interessantes sobre a personalidade do indivíduo. No entanto, sua interpretação ainda está sujeita a uma certa subjetividade, portanto, é importante que o avaliador tenha conhecimento e experiência.

Um teste projetivo gráfico
A maior característica dessa técnica é que é um teste projetivo. Esses tipos de instrumentos consistem em um material mal estruturado. Assim, ao administrá-lo, geralmente é pedido à pessoa que o interprete.

No caso em questão, falamos sobre um teste projetivo gráfico . Ou seja, somente a pessoa recebe um estímulo e é solicitada a se expressar a esse respeito, desenhando. Ele refletirá (projetado) os aspectos mais relevantes de sua personalidade e possíveis áreas problemáticas.

A pessoa, por não saber quais aspectos estão sendo avaliados e os critérios a serem seguidos, reduz significativamente as barreiras mentais que entram em jogo quando trabalhamos com técnicas mais estruturadas ou com um material mais definido .

Aplicação do teste de desenho da figura humana
A administração deste teste é rápida e fácil. É oferecido ao indivíduo uma folha em branco e um lápis e é solicitado que desenhe uma pessoa .

A intervenção deve ser mínima e, portanto, as instruções dadas devem ser o mais concretas possível. Enquanto o desenho está sendo realizado, o examinador escreve em uma folha separada os comentários e reações que o sujeito tem. Essas observações complementarão a interpretação.

Quando o sujeito termina, ele é convidado a desenhar outra pessoa, desta vez do sexo oposto . Quando os desenhos terminam, existe a opção de concluir o teste com um questionário sobre as pessoas sorteadas.

Para fazer isso, o indivíduo é solicitado a contar uma história sobre cada um deles, na qual ele narra aspectos como: quantos anos têm, ocupação, situação familiar, gostos e preferências, etc.

Interpretação
Para fazer uma interpretação correta desse teste, é necessário prestar atenção a cada parte e aspecto do desenho e colocá-lo em relação às informações fornecidas por todo o conjunto. No entanto, alguns dos elementos a serem considerados na interpretação são:

  • Sombreamento e apagamento : são expressões de ansiedade, insatisfação e perfeccionismo, também constituem uma descarga agressiva. O local do desenho no qual eles se concentram pode indicar um conflito com essa parte do corpo ou com sua função.
  • Se a figura for grande, será um reflexo da exaltação do ego e uma desvalorização do meio ambiente. Pelo contrário, se for menor que o normal, estará projetando uma personalidade submissa com o desejo de passar despercebida.
  • A localização do desenho na parte superior da folha reflete insegurança e tendência à fantasia, enquanto na parte inferior está relacionada à depressão e ao pessimismo. No lado direito, mostra negativismo e resistência à autoridade e, à esquerda, introversão e inibição.
  • Se o primeiro desenho corresponde ao sexo do artista, ele reflete uma boa identificação com o sexo dele.
  • Cada parte do corpo simboliza a função com a qual ele está relacionado (ouvidos: escute); portanto, uma anomalia no desenho de algum elemento deve nos levar a buscar conflitos na área relacionada. (Por exemplo: orelhas excessivamente marcadas podem estar indicando sensibilidade excessiva a críticas).

O teste do desenho da figura humana é uma técnica simples de usar para a pessoa avaliada que fornece informações muito completas, em muitos casos laterais e complementares ao que poderíamos obter com outros tipos de técnicas.

Tem sido utilizado com sucesso na avaliação da personalidade, na detecção de conflitos e até como indicador da efetividade do tratamento . No entanto, na prática clínica, é conveniente complementar os resultados com outros instrumentos de avaliação mais objetivos.

Fonte: lamenteesmaravillosa.com

*Texto traduzido e adaptado com exclusividade para o site Natthalia Paccola. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Natthalia Paccola

Share
Published by
Natthalia Paccola

Recent Posts

Quem constrói trilhos sabe da existência dos trens

Recentemente, em uma das aleatórias e proveitosas conversas que sempre tenho com um amigo meu,…

1 ano ago

Vale a pena saber quem te deletou de uma rede social?

Aplicativos que mostram quem te exclui do Facebook ou do Twitter são bastante populares. Por…

1 ano ago

Preocupado, chateado e ansioso? Soluções para acalmar seus nervos

Estresse, ansiedade e perturbação emocional são como lombadas na estrada da sua vida. Elas podem…

2 anos ago

O que você já aprendeu observando a vida das pessoas ao seu redor?

Quantas vezes você se sentiu inspirado pela vida das pessoas ao seu redor? Quantas vezes…

2 anos ago

A psicologia das fobias: 5 dicas para gerenciar seus medos

Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo que têm medo de algo, seja esse…

2 anos ago

Depressão não é apenas um estado de espírito

É natural "sentir-se triste", "estar deprimido", ou simplesmente triste. Todo mundo se sente assim em…

2 anos ago