Imagem

O que causa o sonambulismo?

Não se sabe as condições físicas ou mentais que possibilitam o uso do aparelho motor durante o sono, contrariando a regra geral que diz que em condições normais quando se adormece, é o aparelho motor o primeiro que paralisa.

A ligação da histeria com o sonambulismo é decorrente de que, em ambos os casos, acontece descarga de excitação neurológica sobre o sistema nervoso central.

No sonambulismo, durante o sono noturno normal, pré-existe uma inquietação consciente ou inconsciente que desenvolve um grau de excitação e de tensão interna. Neste caso, os movimentos que o sonâmbulo faz respondem ao seu sonho, decorrentes dos conflitos latentes que estão recalcados no seu inconsciente, um exemplo é dizer dormindo, aquilo que não se teve coragem de dizer acordado.

Muitas vezes, o que mais se destaca, no sonambulismo, é a fuga da cama, por esta ser um local de tentação. Outras vezes, mais numerosas, o sonambulismo é decorrente de um objetivo pelo qual o paciente está lutando e que o faz ansioso, querendo que um novo dia chegue logo. Situação daquilo que não se faz acordado e se faz dormindo. Exemplo: levanta de madrugada, abre a porta de casa, entra no carro querendo ir ao trabalho.

Nas crianças, o objetivo típico do sonambulismo infantil é o desejo de participar da vida noturna dos adultos e do quarto dos pais, podendo significar o lugar que poderá encontrar proteção contra seus medos e inseguranças.

Compartilhar

One thought on “O que causa o sonambulismo?

  1. Olha, eu sou sonambula faz muito tempo, e je1 anectecou ve1rios episf3dios comigo. Vou contar alguns: *Je1 dormi no sofe1 e acordei na cama, e ate9 levei o cobertor que estava comigo no sofe1, pra cama junto comigo ( NAO c8 CAMA< c8 BILICHE E EU DURMO ENCIMA) por isso estranhei;* Minha irma mais nova conta que eu acordo e vou no banheiro, lavo as me3os, dou a descarga e falo coisas sem sentido algum, sonambula, com os olhos abertos;* Je1 acordei gritando, chorando, rindo, e ate9 sentada na cama;* Ontem eu estava fazendo chapinha no meu cabelo, e percebi que ele tava cortado O.o; E foi com tesoura, taa cortado bem retinho ainda. Entrei num desespero, comecei a chorar, gritar, porque eu to deixando meu cabelo crescer a uns 3 anos, mais ou menos, bah ta looco =/.* E eu sei, que ningue9m da minha cas cortou meu cabelo, provavelmente eu, sonambula, cortei, de quinta pra sexta feira, de madrugada.* To aterrorizada com isso, pois je1 pensou se eu me corto, machuco algue9m, ou seila, fae7o alguma coisa perigosa dormindo ? Eu to morrendo de medo mesmo, nem sei o que fazer. Meus pais ne3o acreditam em mim, acham que e9 bobagem.* Agora, eu nem sei o que fazer, queria pedir ajuda de algue9m. O que eu fae7o ?OBS : Tenho 15 anos, je1 vou fazer 16 mes que vem, e desde mais nova tive crises de sonambulismo. Alguns parentes meus tem isso. Eu queria algumas dicas, que nao precisasse consultar psiquiatra, porque meus pais ne3o acreditam, e ne3o ve3o querer pagar pra eu ir. Agradee7o a todos, bjos ;* By : Maria Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *