Imagem

Por que as crianças são obcecadas por Frozen?

 Alguns aspectos presentes em filmes com princesas parecem nunca mudar: as crianças permanecem extasiadas não apenas pelos enredos, mas pelos figurinos e brinquedos. Mas o que faz com que “Frozen”, de modo muito mais atraente do que os seus antepassados, encante as crianças?

Quando “Frozen” foi lançado no ano passado, ninguém esperava que ele se tornasse um fenômeno em todo o mundo. “Frozen”, que arrecadou mais de US $ 1,2 bilhão, não é apenas o primeiro filme de “princesa” a fazer parte da lista dos top 10 na bilheteria de filmes de animação. Ainda mais surpreendente, ele está no topo da lista entre os filmes de animação de todos os tempos.

O filme capta perfeitamente o que é a pré-escola; as emoções da heroína Elsa retratam o sentimento dessa faixa etária. Suas emoções são fortes, apaixonadas e parecem incontroláveis. Pré-escolares também são movidos por seus impulsos. Quando Elsa lamenta que está com medo de não consiga fugir da tempestade que existe dentro dela, isso ressoa como as aflições de nossos filhos mais novos.

Em segundo lugar, a imaginação dos pré-escolares está em um ponto mais alto, tornando o mundo um lugar maravilhoso, cheio de possibilidades de emoção e aventura. As crianças amam as histórias que empregam esse realismo mágico. Elsa – como seu super-poder- de gelo (a capacidade de criar todo um castelo de neve de gelo usando apenas os dedos) – tem um apelo especial. Talvez porque as crianças estão tão admiradas  com a sua magia e poder, que estão menos propensas a se envolver na experiência de Elsa de isolamento e desespero quando ela está trancada em seu quarto como uma menina e se esconde em um castelo remoto como uma mulher.

Mas, junto do fascínio da magia no sentido de que tudo é possível, vem um elevado potencial de terror. Algumas crianças gostam em particular de que não há uma bruxa em “Frozen”.  As partes assustadoras em “Frozen” são mínimas e temporárias, e o vilão é um cara comum que canta uma canção de amor cativante.

Em terceiro lugar, Elsa tem uma conexão genuína com sua irmã, Anna. Apesar de repetidas recusas de Elsa às tentativas de Anna para desenvolver uma amizade durante a maior parte do filme, seu vínculo ressalta uma dedicação à família acima de tudo. Pré-escolares estão profundamente enraizados em suas famílias e tendem a demonstrar uma forte ligação em grupo. O amor entre as irmãs é muito atraente. O ato heróico presente em “Frozen”  é  autêntico e real, já não apenas focado em encontrar um príncipe. Elas pregam o amor fraternal e o poder da menina.

Por fim, as crianças cantam junto de Elsa a música “Let It Go”, se identificam com  a principal mensagem de todo o filme: seja feliz e livre, assim ninguém poderá incomodá-la.

Esse é o cerne da questão: o desejo universalmente atraente de ser feliz e livre. Talvez a compreensão da perspectiva de um pré-escolar possa nos ajudar a compreender algumas das coisas que atraem até mesmo adultos para este filme: nós todos vivemos lutas internas com nossos impulsos. Nenhum de nós realmente quer um vilão assustador em nossa história. A maioria de nós é muito fiel à família, apesar de suas excentricidades e dos desafios emocionais que enfrentamos. E, o principal: todos queremos ser felizes e livres.

Adaptado por: Natthalia Paccola

Compartilhar

2 thoughts on “Por que as crianças são obcecadas por Frozen?

  1. Patrícia says:

    Meu filho é apaixonado, por essa animação. E os conflitos internos, além de reais, na fase pré escolar, são novos…. A “resolução” desses conflitos aliviam as crianças, de forma suave, natural. O filme é muito bom.

  2. Nayra says:

    Comprei o DVD, pois é a primeira história de princesa em que ela não precisa do príncipe para ser feliz para sempre, e sim de amor próprio e boas companhias em volta. Achei o máximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *