Imagem

Os efeitos colaterais dos Antidepressivos

Continuando a falar sobre os antidepressivos, esta classe de medicamentos vem sendo usada de forma inadequada nos dias atuais.

Como  foi comentado no texto anterior, estes medicamentos não tratam da causa da depressão e sim dos sintomas. Portanto, é necessário também que a pessoa busque ajuda para solucionar os conflitos que  estão na origem  da depressão para que a cura seja completa.

Apesar do desenvolvimento de muitas substâncias antidepressivas, de existirem vários medicamentos modernos, a eficiência deles é semelhante.

Por isso, é comum o médico escolher um antidepressivo levando em consideração  os efeitos colaterais que ele pode provocar no paciente, já que que a eficácia é parecida.

Um efeito colateral importante a ser considerado durante o tratamento é a diminuição da libido, ou seja, do desejo sexual, provocada pelo uso de alguns destas substâncias, como a fluoxetina, a sertralina, a clomipramina, a imipramina, a venlafaxina, a amitriptilina, enfim, quase todos os anti depressivos, com exceção da bupropiona.

Este é um fator complicador do tratamento, porque  há uma melhora no humor do paciente, mas há também uma diminuição significativa da libido, complicando seus relacionamentos afetivos.

Por este  motivo,  muitas pessoas abandonem o tratamento.

Os antidepressivos podem ser usados com outras finalidades. Por exemplo:  há alguns anos atrás, era comum incluir em fórmulas para emagrecimento a fluoxetina entre os componentes, devido a fato dos anti depressivos agirem aumentando a saciedade para carboidratos, o que leva a pessoa a sentir  menos vontade de comer doces.

Felizmente, esta prática vem diminuindo bastante, pois o uso de antidepressivos altera a bioquímica dos neurotransmissores, podendo  ocasionar efeitos colaterais  sérios, como o aumento da pressão arterial, além de outros efeitos  mais leves como  boca seca, enjoos, dor de cabeça,  etc.

Um uso interessante dos antidepressivos é no tratamento de  dores intensas  presente nas  lombalgias e  na fibromialgia. Nestes casos, é comum o médico prescrever a amitriptilina para  diminuir a dor,  tendo um efeito muito bom para esta finalidade.

Freqüentemente o antidepressivo é usado quando o paciente apresenta muita ansiedade.

Dependendo do estilo de vida da pessoa, a ansiedade  é bastante comum.

O stress, provocado pelo excesso de preocupação, o  medo, a percepção de vida voltada somente pelo materialismo, as grandes frustrações, a incapacidade de lidar com perdas, juntamente com mágoas e culpas acumuladas durante a vida são fatores que levam à  depressão.

Não é à toa  que esta classe de medicamentos seja um das mais vendidas na atualidade.

Quando vamos despertar para um estilo de vida mais saudável?

Quando vamos mudar nossos parâmetros de felicidade?

Quando começarmos a usar o “medicamento” natural que todo ser humano possui dentro de si, que é  viver em função de  ser e não em função de ter, na prática do amor e dos bons sentimentos, começaremos a vencer a depressão e outras doenças relacionadas ao nosso modo de viver.

Não podemos esquecer que o uso de anti depressivos é importante e necessário nas depressões severas e em casos de risco de suicídio e foi um avanço no tratamento destes estados.

Os antidepressivos são ferramentas que nos ajudam nos momentos críticos,  mas não são “mágicos”, cabendo a cada um a responsabilidade por resolver os  conflitos e assim mudar a sua maneira de perceber os desafios da vida.

Até a próxima!

Autor: Maria Helena Fantinati

Compartilhar

3 thoughts on “Os efeitos colaterais dos Antidepressivos

  1. oi. mim resp. tomo quetiapina e Carbolitium a quase cinco meses. tive uma melhorar mim trato de depress. mais o médico pediu minha litemia deu 0,6 ele que quer minha litemia fique 0,8 ainda sinto minha baixa auto estima baixa. sinto um pouco de desesperança preciso mim alegra mais será que do litio que esta baixo, pois tem lugares que eu não. quero ir aguardo obrig.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *